A iniciativa tem como objetivo aproximar a comunidade escolar dos serviços oferecidos pela Coordenadoria
Na zona rural de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), a Coordenadoria Regional de Educação do município (CRE) realizou o projeto “Coordenadoria Itinerante” em duas escolas estaduais. A iniciativa marca o início das ações externas de 2025 da CRE, em ação que levou para o ambiente escolar todos os serviços administrativos e pedagógicos disponibilizados pela coordenadoria.
As Escolas Estaduais Caburi e Caetano Mendonça, localizadas, respectivamente, nas comunidades do Caburi e do Mocambo do Arari, foram as unidades de ensino contempladas na primeira etapa da atividade. As instituições atuam a partir da modalidade Escola do Campo e estão geograficamente distantes da área urbana do município.
De acordo com a coordenadora regional do município, Dilceane Bentes, o objetivo da iniciativa é dialogar com professores, estudantes e comunidade escolar, buscando analisar as demandas pedagógicas, administrativas e de infraestrutura das unidades de ensino.
“É uma forma de fortalecer o vínculo da Coordenadoria com as escolas, promover um atendimento ágil e eficaz, e solucionar os problemas”, enfatizou Dilceane.
Entre os atendimentos levados às escolas, estão: acompanhamento e orientações pedagógicas, serviços administrativos de orientação ao servidor, processos burocráticos, demandas estruturais e logísticas da escola, atendimento psicossocial e psicopedagógico, rodas de conversa, palestras e oficinas.
As ações nas Escolas do Campo aconteceram entre os meses de fevereiro e março. O projeto “Coordenadoria Itinerante” terá sequência durante todo o ano letivo, em toda a extensão do município de Parintins.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Fontes www.educacao.am.gov.br