A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realiza, nesta quinta-feira (28/11) e sexta-feira (29/11), a Oficina Integrada de Gestão Estratégica, para a construção das ações estratégicas de 2025 relacionadas à controle de infecção, segurança do paciente e vigilância epidemiológica hospitalar.
Coordenado pela Diretoria de Vigilância Hospitalar e Qualidade (DVHQ) da FVS-RCP, a iniciativa ocorre na Unidade 5 do Centro Universitário do Norte (Uninorte), em Manaus, e tem como público-alvo profissionais das Comissões de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS), dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) de serviços de saúde.
Durante a oficina, os participantes serão estimulados a construir Planos Anuais de Ações Estratégicas de forma padronizada, alinhados às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a ação coordenada é importante para a rotina da assistência à saúde no estado.
“A padronização das ações estratégicas fortalece os processos hospitalares e impacta diretamente na qualidade do serviço prestado, promovendo maior segurança para os pacientes e assertividade na gestão das comissões e núcleos de maternidades, hospitais, fundações, pronto-atendimentos e policlínicas”, destaca Tatyana.
Com uma metodologia que inclui aulas expositivas, discussões em grupo e atividades práticas, a oficina busca nortear as ações necessárias para o funcionamento das unidades de saúde, considerando as especificidades das comissões e núcleos. “Essa oficina é uma ferramenta para integrar, capacitar e garantir a continuidade das ações nos núcleos hospitalares, mantendo o padrão de atividades nos serviços de saúde do Amazonas”, enfatiza a diretora de Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo.
Sobre a iniciativa, a secretária executiva adjunta de assistência da SES-AM, Monica Melo, destacou que planejamento estratégico é norteador para as ações nas unidades de saúde. “Estamos participando da oficina com as unidades da capital e do interior para o desenvolvimento de nossas ações na assistência”, ressaltou.
Uma das participantes da oficina é Kalyria Kyrk, coordenadora da CCIRAS da Maternidade Doutor Moura Tapajós. “A primeira vez que participei da oficina foi em abril deste ano, oportunidade que gerou um norte para a gente trabalhar. A troca de experiências é enriquecedora. Essa é a segunda vez que eu participo da oficina e a gente percebe que há muita colaboração”, disse.
A programação contempla reflexões sobre os desafios enfrentados em 2024 e os objetivos para 2025, além da elaboração de diagnósticos situacionais e dos planos estratégicos por grupos de trabalho. A atividade ocorre na modalidade híbrida com transmissão on-line para profissionais de saúde atuantes no interior do estado.
FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP
Legenda: Atividade ocorre nos dias 28 e 29 de novembro.
Fontes www.fvs.am.gov.br