Manaus – A Polícia Fedral (PF) revelou novas imagens da Operação Hidden Circuit que mira influencers que ensinavam seguidores a importarem produtos de forma clandestina, nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Amazonas. Em Manaus, uma loja no bairro Adrianópolis foi alvo.
Conforme a investigação, a loja em Manaus que foi alvo dos agentes é suspeita de adquirir produtos de forma ilegal por meio de uma organização criminosa que burlava o pagamento de impostos para a Receita Federal.
Os prejuízos aos cofres públicos podem chegar ao valor de R$ 80 milhões por ano em tributos sonegados, segundo a Receita Federal. Foram cumpridos 76 mandados judiciais de busca e apreensão e de sequestro de veículos.
Os agentes apreenderam carros e acessórios de luxo, celulares da marca Iphone e altas quantias de dinheiro.
Revelou-se que a organização criminosa atua na importação clandestina, no transporte, depósito e na comercialização de produtos eletrônicos oriundos do Paraguai, com atividades, principalmente, nas cidades de Goiânia/GO, Anápolis/GO, Palmas/TO, Manaus/AM e Confresa/MT.
Os influenciadores digitais atuam como “coaches” e se autointitulam como “especialistas” na importação de eletrônicos.
Eles ministram cursos e ensinam seus seguidores a fazerem a “importação” clandestina de produtos sem o recolhimento de impostos e os orientam como proceder para se esconderem das autoridades estatais.
Fontes www.D24am.com.br