O governador Wilson Lima (União Brasil) apresentou, nesta segunda-feira (11), um balanço das ações do Governo do Estado no enfrentamento da seca dos rios do Estado. Ele classificou que as ações deram um saldo positivo na distribuição de cestas básicas para atendimento humanitário e montagem de micro-sistemas de abastecimento de água.
Wilson Lima elogiou também a ajuda a iniciativa privada, sobretudo do comércio e da indústria, para preservar a economia do Estado, destacando que não haverá problemas de abastecimento na Black Friday, marcada para 27 deste mês, nem para as festas de Natal e Ano Novo, como ocorreu na seca de 2023.
“Destaco a iniciativa e disposição dos portos Superterminais e Chibatão que montaram as estruturas no município de Itacoatiara, no Tabocal, para que acontecesse o transbordo de mercadorias e a navegação não fosse comprometida“, afirmou Wilson Lima.
A ajuda do governo em números:
- 200 mil famílias;
- 800 mil pessoas em todo o Estado;
- 3 mil toneladas de alimentos;
- Instação de 41 purificadores de água, elevando o total para mais de 600 desde 2019;
- 4.150 caixas de agua doadas para comunidades;
- 200 toneladas de medicamentos e insumos distribuídos com apoio das Forças Armadas e prefeituras;
- 22 mil incêndios combatidos por bombeiros, brigadistas do KFW e do programa PrevFogo.
- 19 mil incêndios no interior, principalmente em municípios do Sul do Amazonas.
- R$ 211 milhões de multas aplicadas em criminosos ambientais
- 24 mil hectares de desmatamento embargados;
- 405 autos de infrações emitidos pelo Ipaam.
Economia sobreviveu à vazante por meio de parcerias
Além das ações de combate a estiagem e a outros problemas ambientais estimulados pelos efeitos da vazante, como os incêndios florestais e a fumaça nas cidade, Wilson Lima enalteceu o planejamento realizado para comunicar os problemas com antecedência para que Estado seguisse funcionando normalmente.
“Tenho de reconhecer o empenho do Governo Federal na operação de logística, com a contratação de equipamentos e o trabalho de dragagem”operação de logistica: reconhecer o empenho do gover federal paa dragagem, “, disse Wilson, novamente citando a decisão de Chibatão e Superterminais de instalar portovs provisórios em Itacoatiara
“Sei que isso implicou em custos, pois não é fácil montar essa estrutura, então teve encargos maiores para as empresas do Distrito Industrial, mas que de forma cooperativa em nenhum momento reduziram as importações ou demitiram trabalhadores”, finalizou.
Fontes www.realtime1.com.br