Alex Braga é condenado por fake news contra governador do AM

MANAUS (AM) – O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas condenou, nesta sexta-feira, 8, o jornalista Alex Mendes Braga por disseminação de fake news contra o governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil). O jornalista tem 48 horas para retirar do site de notícias “Portal Alex Braga” as publicações falsas e difamatórias contra o governador, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia.

A Justiça acatou o pedido para a retirada das matérias falsas e caluniosas, publicadas pelo jornalistas, ao constatar que entre os meses de junho e setembro, o portal publicou cerca de 270 matérias na editoria “Amazonas”, sendo mais de 100 delas com cunho sensacionalista e falsas acusações, voltadas para desgastar e prejudicar a imagem pública de Wilson Lima.

Foi estipulado um prazo de 48 horas para que Alex Braga remova as publicações indicadas. Caso a decisão não seja cumprida, o proprietário do site pagará multa diária de R$ 5 mil.

Ao avaliar o caso, o juiz responsável George Lins Barroso determinou a remoção dos conteúdos ofensivos, ressaltando que “a medida não configura censura prévia, mas sim uma ação necessária para garantir a integridade das informações” repassadas pelo veículo de comunicação à sociedade.

O juiz também destaca que a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão são direitos fundamentais, porém “tais liberdades não são absolutas, encontrando limitações nos demais direitos fundamentais, como a honra, a imagem”.

Ainda na decisão, o magistrado destaca que foram apresentadas provas de que informações foram distorcidas intencionalmente nas matérias publicadas e que atribuíam práticas e comportamentos ilícitos ao chefe do poder executivo estadual sem qualquer comprovação de veracidade.

Fontes www.revistacenarium.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments
scroll to top