Curso é realizado em parceria com o CRF-AM
Fortalecendo a capacitação profissional em saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), segue realizando o curso “Cálculos para vida”, voltado para farmacêuticos. A iniciativa ocorre na sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM), instituição parceira no treinamento.
A iniciativa inclui o estudo de cálculos básicos, dispensação e administração de medicamentos. A capacitação está na primeira edição que encerra nesta quinta-feira (07/11) na modalidade presencial. Pela FVS-RCP, o curso contempla a educação permanente em saúde para manutenção de profissionais atualizados.
“Enquanto Vigilância em Saúde, a capacitação reforça o compartilhamento de informações técnicas que frutificam na rotina do profissional de saúde, trazendo benefícios, como o fortalecimento da eficácia das ações do farmacêutico”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
O principal objetivo do curso é capacitar farmacêuticos responsáveis pela dispensação de medicamentos e insumos estratégicos. “Estamos fortalecendo a atuação dos farmacêuticos em ações, como a dosagem correta de medicamentos”, disse a gerente de Insumos Estratégicos (GIES) da Diretoria de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Eurenice Neves.
A professora do curso, Suely Oliveira Chagas, destaca que a maioria dos casos de erros relacionados a medicamentos poderiam ser evitados. “O farmacêutico poderia evitar 81% dos erros de medicação. Esses cálculos que a gente pratica nesse curso são trazidos ao mundo real e nos tiram de uma dimensão teórica”, disse.
A próxima edição do curso “Cálculos para vida” ocorre nos dias 13 e 14 de novembro, na sede do CRF-AM, na Avenida Rio Madeira, 420, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus. A inscrição para lista de espera dessa turma pode ser acessada em https://bit.ly/3Y6loI6
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
Legenda: Curso é voltado para farmacêuticos.
Fontes www.fvs.am.gov.br