Secretária da SES-AM e diretora-presidente da FVS-RCP recebem Comenda Maurício de Nassau

Nayara Maksoud e Tatyana Amorim foram homenageadas no III Congresso Nacional Multiprofissional de Saúde da Uninorte

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados na saúde pública e pelas lideranças que exercem como fontes de inspiração para a comunidade acadêmica e profissional de Manaus, a secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, receberam a Comenda Maurício de Nassau, na abertura do III Congresso Nacional Multiprofissional de Saúde da Uninorte.

O evento, promovido pelo Grupo Ser Educacional, está sendo realizado no Manaus Plaza Shopping. A abertura foi na noite de quinta-feira (30/10) e o congresso segue até sábado (01/11), reunindo profissionais de diferentes áreas da saúde, para debater avanços e desafios no setor. 

Ao agradecer o reconhecimento, Nayara Maksoud parabenizou a iniciativa da universidade em promover um grande evento que envolve diversos perfis e especialidades de estudantes e futuros profissionais de saúde. “Me sinto honrada em receber essa comenda e emocionada em estar em um evento com futuros profissionais de saúde. Sou enfermeira de formação e minha trajetória sempre foi construída em defesa do Sistema Único de Saúde. Agradeço ao Governo do Estado por me dar a oportunidade de estar à frente da Secretaria de Saúde do Amazonas e poder exercitar tudo o que aprendi até aqui, com muita vontade, com muita hombridade e transparência, para que a gente possa construir um SUS Amazonas cada vez mais forte”, disse. 

Estendendo a homenagem recebida ao trabalho desenvolvido frente à FVS-RCP, a diretora-presidente da Fundação, Tatyana Amorim, destacou que o momento fortalece o compromisso com a promoção da saúde. “Gostaria de agradecer à Uninorte, na pessoa do reitor Iyad Amado, pela realização deste evento e a homenagem recebida. Essa honraria fortalece a responsabilidade de construir avanços que impactam positivamente a vida da população”, enfatizou a diretora.

Pela FVS-RCP, também participam da programação do congresso, o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), Marco Aurélio Oliveira, com a palestra “O Contexto da Vigilância Laboratorial nas Políticas de Saúde Pública”, a ser realizada sexta-feira (01/11); e a integrante da Gerência de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Samyly Aguiar, abordando o tema “Epidemiologia das Arboviroses no Amazonas: Desafios e Avanços sobre a Perspectiva One Health”, nesta quinta-feira (31/10).

Congresso

O III Congresso Nacional Multiprofissional de Saúde da Uninorte tem como tema central “Políticas públicas de saúde, epidemiologia e promoção de saúde: desafios e avanços da área”. A iniciativa visa ampliar o conhecimento dos participantes sobre as últimas tendências em saúde pública. 

A programação inclui debates sobre biossegurança, aleitamento materno e manejo clínico, cuidados de enfermagem na emergência, obesidade e saúde bucal, osteopatia, práticas integrativas e complementares de saúde, odontologia social, desafios da biomedicina, assistência farmacêutica no SUS, práticas de saúde do povo Yepamashã, nutrição funcional e atividade física, leishmaniose canina, leptospirose, epidemiologia das arboviroses, serpentes peçonhentas, cardiologia, LGPD na saúde, vigilância laboratorial, esporotricose, entre outros.

FOTO: Anne Alves/FVS-RCP

Legenda: Evento ocorreu na noite de quarta-feira (30/10).

Fontes www.fvs.am.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments
scroll to top