Manaus – O Super Terminais iniciou, nesta sexta-feira (30), o transporte do módulo que irá compor a estrutura que está sendo montada em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) como parte da operação para garantir o trânsito de cargas da indústria amazonense durante o período de seca extrema.
O módulo pesa 60 toneladas e carrega os três primeiros guindastes elétricos do mundo. A Operação Itacoatiara é um investimento de R$ 45 milhões por parte da empresa, como forma de reafirmar seu compromisso no abastecimento e escoamento da Zona Franca de Manaus.
A desmontagem da estrutura começou no último sábado (24) pela parte submersa do píer realizada por mergulhadores profissionais, entre outros.
De acordo com o delegado da Receita Federal, Marcelo Calbo, a Receita está participando o tempo todo da autorização do transporte do módulo: “Desde o início, estamos analisando quais controles são necessários para que a gente não fragilize esses controles, para que a gente possa acompanhar o tempo todo, e especialmente o equilíbrio que a Receita está buscando. Sempre o controle, a especialização do controle, a análise maior do risco, ela tira os oportunistas nesse momento para que a gente consiga dar agilidade ao comércio e não perder o abastecimento das indústrias, da população”.
Ainda segundo Calbo, um plano de contingência foi motando devido o momento crítico que já foi vivido pelo estado no ano passado: “Muitos dos problemas que nós tivemos, a gente mitigou nesse momento, então é uma análise junto com a indústria, junto com o comércio, é um trabalho integrado com outros órgãos, tem muitos órgãos, cada um na sua competência trabalhando nesse sentido. Então a gente tem tudo aí para uma solução de mitigação desse problema”
A Receita Federal fez algumas exigências específicas para não perder o controle do translado realizando um trabalho presencial em Itacoatiara, como também fazendo monitoramento com câmeras para assim acompanhar e trabalhar uma gestão de risco.
Fontes www.D24am.com.br