A Policlínica Governador Gilberto Mestrinho (PGGM), unidade da Secretaria de Estado e Saúde (SES-AM) desenvolveu, junto ao Centro de Testagem Anônima (CTA), atividades de sensibilização para os usuários com intensificação de testes, neste mês, reforçando a importância de falar sobre os vírus da hepatite.
O CTA é responsável por realizar teste rápidos para diversas infecções sexualmente transmissíveis que oferece acolhimento e orientações sobre formas de prevenção contra essas doenças. Além disso, ele também é coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU).
A tenente do corpo de Bombeiro Militar e coordenadora do NEPSHU que atua na unidade, Joana D’arc Gallup fala sobre a importância do mês.
“O julho amarelo traz a oportunidade de disserminarmos as orientações à população quanto a importância da prevenção contra as hepatites virais, que são doenças silenciosas e graves e, por esta razão, fazem parte da agenda das políticas públicas de saúde nacionais e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de assegurar saúde e bem-estar para todos em todas as idades”, pontuou a coordenadora.
Hepatite designa qualquer inflamação do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C, além do abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios). Enquanto os vírus atacam o fígado causando inflamação das células, a ingestão frequente de bebidas alcoólicas produz ácidos nocivos no fígado que aceleram o processo de fibrose, aumentando o risco de cirrose e carcinoma hepatocelular.
O enfermeiro Bruno dos Santos Fernandes, coordenador do (CTA), explica sobre quais atividades serão desenvolvidas.
“Durante todo o mês estaremos realizando palestras e outras atividades em alusão ao Julho Amarelo, abordando o tema, falando a respeito dos tipos de vírus e suas diferenças, a evolução clínica e como perceber os sintomas a importância de realizar os testes e sobre a importância de conhecer seu status sorológico, difundindo a importância da testagem e o diagnóstico precoce”, finalizou o enfermeiro.
Fontes www.saude.am.gov.br