Manaus – Uma carga de combustível avaliada em R$ 1,5 milhão foi recuperada e três envolvidos no roubo do material foram presos neste domingo (14) na comunidade Novo Remanso, próximo ao município de Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus).
Segundo o delegado Mario Paulo, do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), o roubo da carga aconteceu de sexta para sábado e na ocasião os criminosos fizeram os funcionários reféns por seis horas.
“Essas empresas utilizando balsas petroleiros transportam grande quantidade de combustível para o Pará e Rondônia. Nessas viagens os piratas utilizando embarcações rápidas, numerosos homens fortemente armados têm abordado essa tripulação, mantendo eles reféns até de manhã. Nessa ação outras embarcações menores encostam e fazem a subtração desse combustível. Foram 500 mil litros de combustível subtraídos e nossa equipe conseguiu recuperar metade, aproximadamente 250 mil litros avaliadas em 4 milhões de reais.” disse o delegado.
Segundo o investigador Bené, durante a abordagem os criminosos apresentaram uma nota falsa para tentar enganar as equipes policiais.
“Ao receber essa demanda desse crime cometido contra essa embarcação, a nossa equipe se deslocou pra lá de tarde com apoio das equipes policiais pára chegar até o local e conseguiu interceptar próximo ao Novo Remanso. Chegando lá atracamos nessa balsa e indagamos os tripulantes acerca do combustível e verificamos os combustíveis que estavam nessa embarcação. Eles não tinham autorização para transportar combustível e apresentaram uma nota de 35 mil litros, pouco ao comparado ao combustível que estava nessa balsa. Nossa equipe chegou a entrar em contato com o órgão que emitiu a nota e verificamos que a nota era falsa. A balsa participou do roubo que junto com os piratas transportou essa quantidade de combustível.” disse o investigador.
A carga de combustível foi devolvida ao proprietário e os envolvidos no crime responderão pelos crimes de receptação, roubo e ficarão a disposição da justiça.
Fontes www.D24am.com.br