Uso excessivo de telas afeta o desenvolvimento das crianças; especialista de Manaus explica

Segundo a especialista, o uso excessivo de telas afeta negativamente o desenvolvimento emocional da criança, tornando-a mais propensa a problemas de ansiedade e depressão.

A tecnologia é um dos refúgios para os pais e responsáveis entreterem a criança durante o dia a dia, Mas o uso de aparelhos eletrônicos afeta a qualidade de vida dos pequenos, se não houver controle e supervisão. Em Manaus, a psicopedagoga Adriana Andréa explica como isso ocorre.

Segundo a especialista, o uso excessivo de telas afeta negativamente o desenvolvimento emocional da criança, tornando-a mais propensa a problemas de ansiedade e depressão.

“Tudo em excesso não faz bem. O uso excessivo das telas influencia no sono, a criança vai acordar irritada, o que pode dificultar o aprendizado na escola, na interação social com os colegas e família”, continua a psicopedagoga.

Uso excessivo de telas impacta o desenvolvimento da criança; especialista do AM explica

A supervisão da criança enquanto está em frente às telas é importante, pois os pequenos acabam consumindo passivamente conteúdos em vez de se envolver em atividades criativas e interativas que são essenciais para o desenvolvimento cognitivo.

Tempo estimado em frente às telas

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população passa mais de 90 horas por semana conectada. Isso representa quatro dias inteiros.

A psicopedagoga esclareceu que o indicado para crianças de 0 a 2 anos é não ter acesso a dispositivos tecnológicos. “A partir de 2 anos até os 5 anos o limite do uso de telas seja de 1 hora, sob a supervisão dos pais”, disse Adriana Andréa.

Adriana Andréa também afirmou que crianças que são acostumadas a ficarem acordadas até mais tarde precisam ter uma rotina de sono para que possam ter mais qualidade de vida.

Fontes www.g1.globo.com/am/amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments
scroll to top