Grávidas e puérperas começam a ser vacinadas em Manaus e um dos postos de vacinação fica lotado

G1 acompanhou vacinação no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola. Local lotou e Exército teve que auxiliar na organização de público.

As grávidas e puérperas (mulheres com até 45 dias do pós-parto) que não tem doenças preexistentes começaram a ser vacinadas em Manaus. Nesta quinta-feira (27), um dos postos de vacinação na Zona Norte da capital ficou lotado.

G1 esteve no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova. Um dos três pontos vacinação para atender esse grupo em Manaus (veja os outros endereços abaixo). O local conta com três salas para as mulheres.

As gestantes e puérperas começaram a chegar no local por volta das 8h. O centro rapidamente ficou lotado. Antes mesmo de começar a vacinação, uma equipe do Exército Brasileiro que ajudou os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na organização do público.

vacinação desse grupo atende uma decisão judicial expedida na noite de terça-feira (25). A prefeitura informou que o imunizante utilizado pela disponibilidade do estoque será o da Pfizer, que requer manuseio diferenciado, o que inclui o processo de descongelamento e cuidados especiais de armazenamento e utilização.

Andressa Pereira foi uma das grávidas vacinadas em Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1

Andressa Pereira foi uma das grávidas vacinadas em Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1

G1 conversou com Andressa Pereira, de 33 anos, grávida de 6 meses. Ela espera o 4º filho e foi uma das primeiras a ser vacinada nesta manhã. Durante a gravidez, ela disse que tinha muito medo de acontecer algo com ela, por isso, evitava sair de casa.

“Eu saía de casa apenas para o necessário, consultas médicas, supermercado muito rápido. E, hoje, sinto muita felicidade nesse momento, estamos nos imunizando contra essa doença, que é um vírus muito letal. Agora, vou aguardar a 2ª dose marcada para agosto. É muito gratificante, saber que nos encaixamos nesse quadro de grávidas”, disse.

Grávidas e puérperas devem apresentar documento que comprove a gravidez, podendo ser exame de sangue, ultrassonografia ou caderneta da gestante.

Grávida, Daniele Mendes também recebeu a vacina contra a Covid-19 em Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1

Daniele Mendes, de 32 anos, grávida de 4 meses também recebeu a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Ela aguarda o terceiro filho. Ao saber da notícia que estava grávida, ela deixou o trabalho, pois não se sentia segura. Com a vacinação, o alívio chegou para ela e o esposo.

“Um alívio. Eu trabalho com materiais de construção e parei de trabalhar, pois fiquei com muito medo. Temi em ser infectada novamente, antes da gravidez, fiquei ruim. Há vários riscos por causa do meu peso, e agora grávida. Mas quando surgiu essa oportunidade. Todo mundo que puder se vacinar, se vacine, pois somente assim vamos sair dessa crise”, contou.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

É preciso que as grávidas e puérperas façam o cadastro na plataforma Imuniza Manaus para que seja feito o agendamento.

Puérperas são vacinadas em Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1

Puérperas são vacinadas em Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1

Além das grávidas, o G1 também conversou com duas mães de primeira viagem. Regiane Lima, de 35 anos, e Renata Farias, de 32. Ambas são puérperas. Os bebês possuem 34 e 25 dias de vida. Elas são amigas e vizinhas. Nesta quinta-feira (27), juntas, foram ser imunizadas.

“Estamos ansiosas, a expectativa é grande pois o momento que a gente está vivendo é complicado. É uma sensação de alívio, saber que as coisas estão melhorando”, comentou Regiane.

As gestantes e puérperas com comorbidades começaram a ter vacinadas no dia 10 de maio.

“A gestante já passa um momento especial na vida e o que a gente quer é realmente facilitar essa vacina”, disse a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Postos de vacinação para grávidas e puérperas sem comorbidades

  • Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova, Zona Norte
  • Clube do Trabalhador, do Sesi, avenida André Araújo, Aleixo, Zona Leste
  • Balneário do Sesc, avenida Constantinopla, conjunto Campos Elíseos, Zona Oeste

Vacinação dos demais grupos

Ao G1, a Semsa informou que segue vacinando em primeira e segunda doses todos os públicos dos grupos prioritários iniciados em 19 de janeiro deste ano, nos sete postos de vacinação da cidade.

A prefeitura anunciou que vai imunizar pessoas em situação de rua em abrigos provisórios, praças e outros locais estratégicos. Cerca de 700 pessoas desse grupo devem ser vacinas em Manaus.

Os postos de vacinação são:

  • Estacionamento do supermercado Coema (Avenida Torquato Tapajós, nº 5.890, no Novo Israel)
  • Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandú, 119 – Cidade Nova)
  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222- Crespo)
  • Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) (Avenida Mário Ypiranga, 3.490 – Parque Dez de Novembro)
  • Balneário do Sesc/AM – Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto
  • SESI – Clube do Trabalhador (Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I)
  • Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) (Rua Ipanema, 550, Alvorada)

Fontes G1amazonas.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comments
scroll to top