G1 acompanhou vacinação no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola. Local lotou e Exército teve que auxiliar na organização de público.
As grávidas e puérperas (mulheres com até 45 dias do pós-parto) que não tem doenças preexistentes começaram a ser vacinadas em Manaus. Nesta quinta-feira (27), um dos postos de vacinação na Zona Norte da capital ficou lotado.
O G1 esteve no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova. Um dos três pontos vacinação para atender esse grupo em Manaus (veja os outros endereços abaixo). O local conta com três salas para as mulheres.
As gestantes e puérperas começaram a chegar no local por volta das 8h. O centro rapidamente ficou lotado. Antes mesmo de começar a vacinação, uma equipe do Exército Brasileiro que ajudou os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na organização do público.
A vacinação desse grupo atende uma decisão judicial expedida na noite de terça-feira (25). A prefeitura informou que o imunizante utilizado pela disponibilidade do estoque será o da Pfizer, que requer manuseio diferenciado, o que inclui o processo de descongelamento e cuidados especiais de armazenamento e utilização.
Andressa Pereira foi uma das grávidas vacinadas em Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1
O G1 conversou com Andressa Pereira, de 33 anos, grávida de 6 meses. Ela espera o 4º filho e foi uma das primeiras a ser vacinada nesta manhã. Durante a gravidez, ela disse que tinha muito medo de acontecer algo com ela, por isso, evitava sair de casa.
“Eu saía de casa apenas para o necessário, consultas médicas, supermercado muito rápido. E, hoje, sinto muita felicidade nesse momento, estamos nos imunizando contra essa doença, que é um vírus muito letal. Agora, vou aguardar a 2ª dose marcada para agosto. É muito gratificante, saber que nos encaixamos nesse quadro de grávidas”, disse.
Grávidas e puérperas devem apresentar documento que comprove a gravidez, podendo ser exame de sangue, ultrassonografia ou caderneta da gestante.
Grávida, Daniele Mendes também recebeu a vacina contra a Covid-19 em Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1
Daniele Mendes, de 32 anos, grávida de 4 meses também recebeu a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Ela aguarda o terceiro filho. Ao saber da notícia que estava grávida, ela deixou o trabalho, pois não se sentia segura. Com a vacinação, o alívio chegou para ela e o esposo.
“Um alívio. Eu trabalho com materiais de construção e parei de trabalhar, pois fiquei com muito medo. Temi em ser infectada novamente, antes da gravidez, fiquei ruim. Há vários riscos por causa do meu peso, e agora grávida. Mas quando surgiu essa oportunidade. Todo mundo que puder se vacinar, se vacine, pois somente assim vamos sair dessa crise”, contou.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
É preciso que as grávidas e puérperas façam o cadastro na plataforma Imuniza Manaus para que seja feito o agendamento.
Puérperas são vacinadas em Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1
Além das grávidas, o G1 também conversou com duas mães de primeira viagem. Regiane Lima, de 35 anos, e Renata Farias, de 32. Ambas são puérperas. Os bebês possuem 34 e 25 dias de vida. Elas são amigas e vizinhas. Nesta quinta-feira (27), juntas, foram ser imunizadas.
“Estamos ansiosas, a expectativa é grande pois o momento que a gente está vivendo é complicado. É uma sensação de alívio, saber que as coisas estão melhorando”, comentou Regiane.
As gestantes e puérperas com comorbidades começaram a ter vacinadas no dia 10 de maio.
“A gestante já passa um momento especial na vida e o que a gente quer é realmente facilitar essa vacina”, disse a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
Postos de vacinação para grávidas e puérperas sem comorbidades
- Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova, Zona Norte
- Clube do Trabalhador, do Sesi, avenida André Araújo, Aleixo, Zona Leste
- Balneário do Sesc, avenida Constantinopla, conjunto Campos Elíseos, Zona Oeste
Vacinação dos demais grupos
Ao G1, a Semsa informou que segue vacinando em primeira e segunda doses todos os públicos dos grupos prioritários iniciados em 19 de janeiro deste ano, nos sete postos de vacinação da cidade.
A prefeitura anunciou que vai imunizar pessoas em situação de rua em abrigos provisórios, praças e outros locais estratégicos. Cerca de 700 pessoas desse grupo devem ser vacinas em Manaus.
Os postos de vacinação são:
- Estacionamento do supermercado Coema (Avenida Torquato Tapajós, nº 5.890, no Novo Israel)
- Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandú, 119 – Cidade Nova)
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222- Crespo)
- Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) (Avenida Mário Ypiranga, 3.490 – Parque Dez de Novembro)
- Balneário do Sesc/AM – Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto
- SESI – Clube do Trabalhador (Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I)
- Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) (Rua Ipanema, 550, Alvorada)
Fontes G1amazonas.com