Pessoas remanescentes dos demais grupos também seguem sendo vacinadas em postos da cidade
A vacinação de grávidas e puérperas – mulheres com até 45 dias do pós-parto – que não tenham doenças preexistentes terá início nesta quinta-feira (27), segundo a Prefeitura de Manaus. A medida aconteceu após uma decisão da Justiça de iniciar a imunização do grupo. Pessoas remanescentes dos demais grupos também seguem sendo vacinadas em postos da cidade.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, a decisão da Justiça determinou que a vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades tivesse início nesta quarta-feira (26), porém a imunização só poderá começar na quinta porque a vacina da Pfizer, que será utilizada para o grupo, precisar passar por processos de descongelamento e cuidados especiais de armazenamento e utilização.
Vacinação contra a Covid-19 acontece em sete postos diferentes em Manaus. — Foto: Patrick Marques/G1 AM
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que encaminhou à juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível, uma petição para que a aplicação da primeira dose, conforme o estabelecido no despacho, seja adiada para quinta.
Cadastro e documentação necessária
Para receber a vacina, a gestante deverá apresentar documento que comprove a gravidez, podendo ser exame de sangue, ultrassonografia ou caderneta da gestante, o mesmo valendo para as puérperas. O atendimento será das 9h às 16h, em três dos sete pontos de vacinação nas Zonas Norte, Leste e Oeste (veja os endereços abaixo)
A Semsa orienta que as grávidas e puérperas façam o cadastro na plataforma Imuniza Manaus para que seja feito o agendamento, agilizando o atendimento e evitando aglomerações.
“Não é obrigatório, mas o ideal é que essas mulheres façam o cadastro, até pela condição especial em que se encontram, para as quais queremos dar o melhor atendimento possível em nossos postos”, observa a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
No dia 10 de maio, Manaus começou a vacinar as grávidas e puérperas com doenças preexistentes e no dia 12 de maio iniciaria a imunização das que não tivessem nenhuma condição de saúde preexistente. Porém, seguindo orientação do Ministério da Saúde em relação à imunização de gestantes e puérperas contra a Covid-19, anunciada no dia 11/5, Manaus voltou atrás e decidiu suspender essa vacinação para aguardar novos direcionamentos do órgão federal.
Postos de vacinação para grávidas e puérperas sem comorbidades
- Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova, Zona Norte
- Clube do Trabalhador, do Sesi, avenida André Araújo, Aleixo, Zona Leste
- Balneário do Sesc, avenida Constantinopla, conjunto Campos Elíseos, Zona Oeste
Vacinação dos demais grupos
Ao G1, a Semsa informou que segue vacinando em primeira e segunda doses todos os públicos dos grupos prioritários iniciados em 19 de janeiro deste ano, nos sete postos de vacinação da cidade.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Na última terça-feira (25), a secretaria havia informado que o calendário de imunização dos trabalhadores da Educação, com a vacinação dos profissionais do ensino superior, tinha sido concluído. Apesar do anúncio, as pessoas que fazem parte do grupo que não foram vacinadas ainda podem buscar os postos para serem imunizados.
“Nos últimos cinco dias, nossa média diária tem sido de mais de 10 mil pessoas vacinadas. Mas, mesmo com o encerramento do calendário, vamos continuar recebendo os remanescentes destes e de outros grupos prioritários que ainda não tenham recebido a primeira dose”, informou Shádia Fraxe.
Os postos de vacinação são:
- Estacionamento do supermercado Coema (Avenida Torquato Tapajós, nº 5.890, no Novo Israel)
- Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandú, 119 – Cidade Nova)
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222- Crespo)
- Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) (Avenida Mário Ypiranga, 3.490 – Parque Dez de Novembro)
- Balneário do Sesc/AM – Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto
- SESI – Clube do Trabalhador (Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I)
- Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) (Rua Ipanema, 550, Alvorada)
Fontes G1amazonas.com