Campanha de vacinação para professores e demais servidores de estabelecimentos de ensino da capital teve início na quarta-feira (19).
Mais de 11 mil trabalhadores de educação já foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Manaus. A campanha de vacinação para professores e demais servidores de estabelecimentos de ensino da capital teve início na última quarta-feira (19).
- Profissionais da educação começam a ser vacinados contra a Covid-19 em Manaus
- Manaus tem filas e aglomeração no primeiro dia de vacinação de profissionais da educação
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a meta do município é imunizar 15.161 trabalhadores de educação do ensino básico e 9.076 do ensino superior. Os números correspondem a 90% dessa população, conforme estimativa do Ministério da Saúde.
Destes, aproximadamente 4,3 mil já haviam sido vacinados em grupos prioritários anteriores – de idosos ou de pessoas com comorbidades, por exemplo – ou por meio do estudo Covac-Manaus.
Conforme calendário divulgado pela secretaria, a imunização dos trabalhadores de educação, que começou pelo ensino básico da rede municipal, segue com os da rede estadual até este sábado (22).
Na próxima semana serão contemplados os trabalhadores do ensino básico particular, na segunda-feira (24) e os do ensino superior das redes estadual, federal e particular, na terça-feira (25), conforme a Semsa.
O atendimento é feito de acordo com agendamento eletrônico do Imuniza Manaus, nos sete pontos estratégicos de vacinação da prefeitura, que funcionam de segunda a sábado, das 9h às 16h.
Antes de ir ao posto, o trabalhador da educação deve consultar o sistema e verificar o dia, o local e o horário em que deve comparecer para receber a 1ª dose do imunizante.
Para ser vacinado, o usuário deve apresentar documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de vínculo com a escola (original e cópia), contracheque ou carteira de trabalho para os servidores contratados diretamente, ou declaração de vínculo assinada pelo gestor do estabelecimento de ensino, no caso dos que são funcionários terceirizados.
Aplicação de vacinas
No primeiro dia de vacinação para os grupos de ensino, na última quarta-feira (19), foram atendidas 11,4 mil pessoas em todas as estações, sendo 6,5 mil trabalhadores de educação. De acordo com a secretária, o trabalho só foi encerrado à noite, para que todos fossem vacinados, sem precisar retornar no dia seguinte.
Outros 4,7 mil professores e servidores de educação foram vacinados até as 15h de sexta-feira (21). “A expectativa é que na semana que vem o público aumente novamente, porque em apenas dois dias devem ser vacinados todos os níveis da rede particular, além do ensino superior estadual e federal”, dise a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
Veja endereços dos postos de vacinação
- Estacionamento do supermercado Coema (Avenida Torquato Tapajós, nº 5.890, no Novo Israel)
- Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandú, 119 – Cidade Nova) – Posto para gestantes e puérperas
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222- Crespo)
- Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) (Avenida Mário Ypiranga, 3.490 – Parque Dez de Novembro)
- Balneário do Sesc/AM – Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto
- SESI – Clube do Trabalhador (Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I)
- Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) (Rua Ipanema, 550, Alvorada)
Fontes G1amazonas.com