De acordo com a Semsa, uma vez que aberto o frasco da vacina Oxford/AstraZeneca, este deve ser utilizado em até seis horas. Já a CoronaVac/Butantan, precisa ser usada em até oito horas.
Pessoas que ainda não foram vacinados contra a Covid-19, mas estão cadastrados no sistema Imuniza Manaus, podem ser contemplados com sobras de vacinas. A Prefeitura de Manaus informou nessa terça-feira (11), que está realizando o aproveitamento das sobras de imunizantes para vacinar, em média, 15 pessoas nas listas oficiais de prioridades. O objetivo é não perder as doses.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), uma vez que aberto o frasco da vacina Oxford/AstraZeneca, este deve ser utilizado em até seis horas. Já a CoronaVac/Butantan, precisa ser usada em até oito horas. Com isso, a Semsa está elaborando listas semanais de pessoas cadastradas no Imuniza Manaus, que se enquadram nos grupos prioritários seguintes à etapa atual de vacinação e adianta a aplicação de vacina desse grupo.
O contato com as pessoas contempladas é feito pela Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) para avisá-las sobre a possibilidade de vacinação com as sobras de vacina. As ligações são realizadas seguindo a ordem do cadastramento e a Ouvidoria realiza até três tentativas de contato com o usuário. Caso este não atenda a ligação, a equipe liga para o próximo da lista, até completar o número de pessoas efetivamente contatadas e com confirmação de interesse na sobra de doses.https://24899287a9a1c29f12641bbe8516a2be.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Para a utilização racional das sobras, a Semsa inicialmente priorizou aqueles usuários cuja idade ainda não estava sendo contemplada no grupo dos idosos, conforme a nota técnica nº 001/2021 (Devae/SUBGS/Semsa), que orienta sobre a utilização das sobras de vacina em frascos multidoses, nos postos de vacinação contra a Covid-19 em Manaus.
“Estávamos vacinando pessoas de 70 a 74 anos, quando foi extraída a lista de pessoas de 69 anos com comorbidades para se vacinarem com as sobras, e assim por diante, contemplando a idade subsequente, até chegarmos aos trabalhadores da saúde que, por algum motivo, não se vacinaram na data marcada”, explicou a assessora técnica Aline Rosa Martins.
A vacinação desse grupo acontece na Divisão de Imunização do Disa Oeste, localizada na rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº, Conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, zona Centro-Oeste.
Ainda de acordo com a Prefeitura, no momento, as listas seguem contemplando os trabalhadores da saúde. Além de documento pessoal com foto e CPF, a pessoa deve comprovar o vínculo com a instituição de saúde pública ou particular em Manaus, por meio do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes).
Fontes G1amazonas.com