O dado consta no painel do Vacinômetro disponibilizado pela FVS-AM. Estado recebeu mais 1,6 milhões de doses e aplicou até esta segunda pouco mais de 950 mil.
Até às 11h da manhã desta segunda-feira (11), segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM), o Amazonas tem ainda 661.310 doses contra a Covid-19 para aplicar nos grupos prioritários que já estão no Plano de Vacinação em vigor.
Ao todo, o Amazonas já recebeu do Ministério da Saúde (MS) 1.625.420 doses dos imunizantes autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No painel da FVS-AM, o quadro indicativo aponta o recebimento de 1.619.570 doses e não inclui as 5.850 doses da Pfizer, recebidas no último dia 3 de maio. Veja abaixo:
Vindas no mesmo lote da 16ª remessa da AstraZeneca, quando o MS enviou 89.250 delas para o Amazonas, as vacinas da Pfizer – que serão aplicadas em grávidas e puérperas de Manaus – não estão no Vacinômetro, segundo a assessoria da FVS. porque falta atualização no sistema.
Do total de vacinas recebidas pelo MS, 51.744 doses ainda faltam ser retiradas pelos municípios.
Vale ressalta que, apesar dos dados terem sido retirados do painel da FVS-AM, a Fundação é a responsável pelo recebimento dos imunizantes, além da contagem e divisão das doses entre os 62 municípios do Estado. Mas, a retirada das vacinas da sede da FVS e a aplicação na população é de responsabilidade das prefeituras municipais.
Doses aplicadas
Ainda de acordo com o vacinômetro da FVS-AM, até esta segunda foram aplicadas 958.260 doses das vacinas em todo o estado.
A maioria das doses programadas para serem aplicadas no Amazonas são da farmacêutica chinesa Siovac. Do montante recebido, 833.704 doses da CoronaVac foram disponibilizadas para a aplicação.
Da AstraZeneca, de pouco mais de 780 mil doses recebidas, quase 777 mil foram programadas para imunizar a população.
Pfizer
Como já anunciado, este tipo de imunizante será aplicado, com exclusividade, em gestantes e puérperas (ambas com comorbidades) da capital amazonense já a partir desta segunda (10).
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), hoje, fez uma observação quanto ao horário da vacinação para este grupo às segundas-feiras. O órgão explicou que, “em razão da necessidade de tempo para descongelamento do imunizante, cujo prazo de utilização é de até cinco dias após esse processo, excepcionalmente às segundas-feiras a vacinação desse público só será iniciada às 13h”.
Fontes realtime1.com.br