Campeão ou vice em 78% das edições do Campeonato Mineiro, Atlético-MG mira 15ª final seguida
As últimas 14 edições do Campeonato Mineiro têm em comum um de seus finalistas: o Atlético-MG. Desde 2007, o Galo está presente na decisão. E pode alcançar neste domingo a 15ª finalíssima.
Para “carimbar o passaporte”, o Alvinegro pode até perder por três gols de diferença para o Tombense, neste sábado, às 16h30 (de Brasília), no Mineirão. O Atlético venceu o jogo de ida por 3 a 0. Por ter feito melhor campanha na fase de classificação, tem a vantagem de vitória e derrota pelo mesmo saldo.
A extensa série de decisões do Estadual valeu ao Galo a conquista de sete títulos, líder no período. O arquirrival Cruzeiro ergueu a taça seis vezes. O América levou um troféu nesse intervalo.
A atual sequência de finais do Atlético no Mineiro é a terceira maior da história da competição. O recorde de chegadas seguidas entre o primeiro e segundo lugar pertence ao Cruzeiro: 26 vezes entre 1965 e 1990.
Em seguida, vem uma série do Atlético: 18 oportunidades, entre 1974 e 1991 (neste período, o clube foi hexacampeão mineiro, marca jamais alcançada na era profissional).
A vaga na decisão deste ano fará o Galo alcançar também 80% de presença entre os dois primeiros colocados na história do Campeonato Mineiro. Em 107 torneios disputados, o Alvinegro foi campeão ou vice em 84 vezes, hoje 78% das edições. Em 45 oportunidades, o Atlético saiu com a taça, maior vencedor desde 1915.
Fontes globoesporte.globo.com