A redução foi contabilizada nos últimos 14 dias e, por isso, foi permitida a flexibilização das medidas de combate ao coronavírus no estado.
Os números das médias móveis para os casos de Covid-19 e óbitos em decorrência desta doença têm apresentado uma tendência à redução no Amazonas. A afirmação é do diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM), Cristiano Fernandes, que também participou da reunião, realizada hoje (30), que resultou na flexibilização das medidas de combate ao coronavírus em todo o estado.
De acordo com a FVS-AM, nos últimos 14 dias, houve redução de 32% na redução da média móvel de casos no estado e queda de 26% em relação à redução da média móvel de mortes no Amazonas no mesmo período.
“A tendência é de redução, porém, a população precisa seguir com maior rigor as restrições sanitárias, especialmente o uso de máscaras para barrar a transmissão do vírus”, frisou Cristiano.
Taxa de transmissão
O diretor-presidente da FVS-AM também informou que a taxa de transmissão (RT) atualmente está em 0.89. Isso significa que de cada 100 infectados poderão transmitir para outras 89 pessoas.
O número indica que o Amazonas tem a terceira menor taxa de transmissão do país.
Porém, Cristiano fez questão de destacar que ninguém “está livre da doença” e que, por isso, ainda é preciso manter as medidas de prevenção ao vírus, como o uso de máscara e higienização das mãos, além de se evitar locais com aglomeração.
“Nós precisamos evitar uma nova alça epidêmica, evitar que novas tragédias aconteçam nas nossas famílias. Cada um precisa fazer sua parte apesar dos dados mostrarem uma redução importante, tanto em relação a casos como em relação a óbitos”, destacou o presidente da FVS.
Fontes realtime1.com.br