A equipe de auditoria da Justiça Federal não encontrou vacinas contra a Covid-19 vencidas nas câmaras frias da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), informou a juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas. Segundo a magistrada, o lote mais próximo vencerá em setembro deste ano.
Na última quarta-feira, 21, Fraxe determinou vistoria nos lotes enviados ao estado pelo governo federal após denúncias de que havia lotes vencendo sem que tenham sido usados para imunizar a população do Amazonas. A vistoria foi realizada na quinta-feira, 22, e está sendo cumprida nesta sexta-feira, 23.
“Transparência na vacinação: Na sede da FVS foi constatado boa organização e não há vacinas vencidas. O lote mais próximo vencerá em setembro e já tem entrega programada. Vamos continuar a vistoria por municípios para saber onde está ocorrendo o represamento. Tudo será informado”, disse Fraxe.
Foto publicada pela magistrada no Twitter mostra que o lote com vencimento para setembro faz parte da 13ª remessa enviada pela Fiocruz, que é responsável por produzir a vacina de Oxford/AstraZeneca no Brasil. Anotações dos auditores apontam que o lote contém 23.125 doses.
Fontes www.fvs.am.gov.br